domingo, 8 de setembro de 2013

Passe do bom ao excelente


Em seu best-seller sobre negócios, Good to Great (Do bom ao excelente), Jim Collins afirma que é necessário que você se disponha a fazer todas as "perguntas brutais" a seu respeito e a respeito de seus negócios para identificar e remover os obstáculos que o impedem de ir em frente. Quais seriam as perguntas brutais que precisa fazer a si mesmo antes de sair de coração aberto em busca de suas metas?
Sempre que faço um planejamento estratégico para alguma empresa, começamos a sessão com quatro perguntas. Em primeiro lugar, em que ponto nos encontramos agora? Reunimos dados e informações de todas as partes da empresa para traçar um quadro de absoluta clareza do nosso ponto de partida, especialmente no que diz respeito a vendas, posicionamento no mercado e lucratividade.
Em segundo lugar, perguntamos: Em termos ideais, em que ponto gostaríamos de estar no futuro? Tratamos, então, de idealizar e praticar as orientações para o futuro. Imaginamos que podemos transformar a empresa da maneira que quisermos nos anos vindouros, e criamos uma perspectiva perfeita de como ela seria se tivéssemos êxito sob todos os aspectos.
Em terceiro lugar, perguntamos: Como chegamos aonde estamos hoje? Que coisas fizemos bem? O que faríamos diferente? Quais foram nossos maiores êxitos até agora e como conseguimos obtê-los? Onde foi que fracassamos e por quais razões? Como escreveu George Santayana: "Quem não se lembra do passado está condenado a repeti-lo."

A quarta pergunta que fazemos e respondemos é sempre a seguinte: O que fazemos agora para sair de onde estamos e chegar aonde queremos? Com base em nossa experiência, quais as atividades que devemos intensificar ou reduzir? O que ainda não foi feito e precisa começar? O que não pode continuar a ser feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário