Em seu best-seller sobre negócios, Good to Great (Do
bom ao excelente), Jim Collins afirma que é necessário que você se disponha a
fazer todas as "perguntas brutais" a seu respeito e a respeito de
seus negócios para identificar e remover os obstáculos que o impedem de ir em
frente. Quais seriam as perguntas brutais que precisa fazer a si mesmo antes de
sair de coração aberto em busca de suas metas?
Sempre que faço um planejamento estratégico para
alguma empresa, começamos a sessão com quatro perguntas. Em primeiro lugar, em
que ponto nos encontramos agora? Reunimos dados e informações de todas as
partes da empresa para traçar um quadro de absoluta clareza do nosso ponto de
partida, especialmente no que diz respeito a vendas, posicionamento no mercado
e lucratividade.
Em segundo lugar, perguntamos: Em termos ideais, em
que ponto gostaríamos de estar no futuro? Tratamos, então, de idealizar e
praticar as orientações para o futuro. Imaginamos que podemos transformar a
empresa da maneira que quisermos nos anos vindouros, e criamos uma perspectiva
perfeita de como ela seria se tivéssemos êxito sob todos os aspectos.
Em terceiro lugar, perguntamos: Como chegamos aonde
estamos hoje? Que coisas fizemos bem? O que faríamos diferente? Quais foram
nossos maiores êxitos até agora e como conseguimos obtê-los? Onde foi que
fracassamos e por quais razões? Como escreveu George Santayana: "Quem não
se lembra do passado está condenado a repeti-lo."
A quarta pergunta que fazemos e respondemos é sempre
a seguinte: O que fazemos agora para sair de onde estamos e chegar aonde
queremos? Com base em nossa experiência, quais as atividades que devemos
intensificar ou reduzir? O que ainda não foi feito e precisa começar? O que não
pode continuar a ser feito?
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