Você poderia dizer: "Nossos clientes não estão
comprando muito conosco." — O que mais pode ser o problema?
"Nossos clientes não estão comprando de nós com
muita freqüência." — O que mais pode ser o problema?
"Nossos vendedores não estão vendendo o
suficiente para nossos clientes." Isto poderia levar a uma total
reformulação da qualidade da equipe de vendas, por meio de aperfeiçoamentos no
recrutamento, no treinamento e na gerência. — O que mais pode ser o problema?
"Nossos clientes estão comprando de nossos
concorrentes uma quantidade muito grande de produtos equivalentes aos
nossos." — O que mais pode ser o problema?
"Nossos concorrentes estão vendendo muitos
produtos aos nossos clientes." Esta resposta o obriga a perguntar:
"Que vantagens nossos clientes potenciais vêem em comprar de nossos
concorrentes? Como poderíamos neutralizar essas supostas vantagens?" — O
que mais pode ser o problema?
"Não estamos lucrando o suficiente com nossas
vendas." — O que mais pode ser o problema?
"Cada venda sai muito cara para nós." —
Que outro poderia ser o problema? E assim por diante. Cada nova definição do
problema sugere maneiras diferentes de alcançar a meta de aumento das vendas ou
da lucratividade.
Aplique a solução certa para o problema certo
No livro sobre negócios O jeito McKinsey de ser
(Makron, 2000), os autores, descrevendo as práticas de consultoria de gestão da
McKinsey and Company, assinalam que uma das maiores perdas de tempo e dinheiro
consiste em aplicar a solução errada ao problema errado. Isto também pode se
aplicar a seus problemas e obstáculos.
Quando você identifica as limitações que está
enfrentando ou os motivos pelos quais não vem alcançando suas metas de renda
pessoal, cada definição levará a um conjunto diferente de soluções. Cada um
deles requer que você pense de maneiras diferentes.
Em sua vida pessoal, é a mesma coisa. A precisão com
que identifica os obstáculos ou gargalos que o puxam para trás determinará a
adequação dos diferentes passos que pode dar para remover ou diminuir esses
obstáculos.
Aumentando sua renda
Você pode começar enunciando o problema desta
maneira: "Não estou ganhando o bastante." — O que mais pode ser o
problema?
"Não estou agregando valor suficiente para
valer mais no mercado." — O que mais pode ser o problema?
"Não sou bom o suficiente no que faço para
conseguir resultados que valham mais do que ganho atualmente." — O que
mais pode ser o problema?
"Não utilizo meu tempo com a devida eficiência
ao longo do meu dia de trabalho." — O que mais pode ser o problema?
"Passo as noites vendo televisão e os fins de
semana encontrando os amigos, e raramente leio ou aprendo alguma coisa que
pudesse me ajudar a ser melhor em meu emprego."
Viu só? Agora você encontrou o verdadeiro problema.
Agora já tem uma idéia clara do que precisa fazer de forma diferente se quiser
resolver seu problema original, que era ganhar mais dinheiro.
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